SOBRE O EVENTO
DATA E ACESSO
Esse webinar é gratuito e será realizado em 10 e 11 de dezembro de 2020, quinta e sexta-feira, a partir das 09h00, conforme a programação abaixo. O link de transmissão será enviado diretamente àqueles que se inscreverem.
CERTIFICAÇÃO
Haverá certificação para os participantes que se inscreverem previamente e responderem ao formulário de avaliação do webinar, que será divulgado após sua conclusão.
APRESENTAÇÃO
Os modelos de prestação de serviços de saúde e educação foram drasticamente impactados pela suspensão total ou parcial das atividades presenciais durante o ano de 2020, gerando efeitos imediatos sobre a alocação de recursos humanos e tecnológicos e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.
A tempestividade dessas mudanças e a possibilidade de manter aquelas que se demonstram efetivas são aspectos que ajudam a identificar as organizações mais resilientes e competitivas. Para que os sistemas nacionais de saúde e educação sejam tão exitosos quanto as organizações individuais que se destacam nesse cenário, é preciso tomar medidas que assegurem a incorporação sustentável desses recursos e modelos de serviço a longo prazo.
O Webinar abordará a capacidade da sociedade brasileira de incorporar novas práticas em saúde e educação desenvolvidas durante a pandemia de COVID-19 e de tornar-se mais competitiva no cenário futuro, explorando as fronteiras do conhecimento sobre a segurança, a eficiência, a efetividade e a sustentabilidade de diferentes abordagens relacionadas às condições de acesso e à qualidade dos serviços prestados.
O objetivo é apresentar os desafios emergentes e as soluções desenvolvidas durante o período, assim como as bases tecnológicas preexistentes que as possibilitaram, destacando os ganhos obtidos, as perspectivas sobre a sustentabilidade da sua incorporação e os modelos de prestação de serviço utilizados por organizações em ambos os setores, destacando seu impacto sobre a competitividade das organizações.
O evento será transmitido pela plataforma Zoom e direcionado aos gestores de serviços de saúde e educação, assim como aos pesquisadores, desenvolvedores e criadores de novas tecnologias e conteúdos.
O webinar faz parte da série “Grandes Desafios da Ciência”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, mais detalhes disponíveis em http://prp.usp.br/grandes-desafios-da-ciencia/.
PROGRAMAÇÃO
09h00-09h15
Boas vindas e apresentação dos objetivos do webinar (15 min)
Abertura do evento, apresentação dos seus objetivos e da programação do dia.
- Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
- Ulisses Araújo, NP-NAP
09h15-10h15
Novos meios para as interações humanas e estratégias para o engajamento (60 min)
Ementa:
Explorar as estratégias utilizadas e os resultados obtidos na promoção do engajamento de pacientes, cuidadores, alunos e familiares nos cuidado em saúde e no desenvolvimento escolar, com destaque para as metodologias ativas de aprendizagem e os mecanismos de adesão e seguimento dos cuidados em saúde. Identificar ainda as estratégias para a garantia do cuidado humanizado e para a salvaguarda da ética e da qualidade nas relações entre as organizações, os prestadores de serviços e o público atendido.
Painel:
- “As metodologias ativas de aprendizagem na formação profissional”, Ulisses Araújo, NP-NAP
- “O uso de ambientes imersivos no trabalho com projetos de saúde e educação”, Ulisses Araújo e Lucas Nóbilo, NP-NAP
- “COMVC: Uso de Aplicativo para Conscientização e Educação em Saúde Mental”, Daniel Fatori, IPq-HCFMUSP.
- “Ensino de humanização na graduação em medicina por meio de tecnologias de comunicação e informação”, Izabel Rios, FMUSP
10h15-11h15
Bases tecnológicas para a prática: Ferramentas de hardware e software (60 min)
Ementa:
Discutir o impacto do uso das inteligências artificiais, das plataformas de interação constituídas para diferentes dispositivos, dos jogos eletrônicos e da flexibilidade dos sistemas de informação que servem de interface entre os recursos organizacionais, os prestadores de serviço e o público atendido. Além disso, examinar o potencial dos robôs domésticos, dos sensores, dos dispositivos vestíveis e outras tecnologias de monitoramento remoto.
Painel:
- “Robôs sociais e sistemas sociotécnicos para aplicações em educação e saúde”, Sarajane Peres, NP-NAP
- “Sistemas Robóticos e Ambiente Inteligente de Reabilitação, Avaliação e Monitoramento de Pessoas com Deficiência Motora”, Adriano Siqueira, CRob
- “Dispositivos de Reabilitação e Avaliação para Membros Superiores e Mãos”, Glauco Caurin, CRob
- “A robótica como ferramenta para o estudo da aprendizagem e controle motor”, Arturo Forner Cordero, NAP-NEAR
11h15-11h30
Conclusão do Dia 01 (15 min)
Conclusão das atividades do dia 01 com um resumo dos temas abordados e breve apresentação dos temas do dia 02.
- Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
- Adriano Siqueira, CRob
09h00-09h15
Boas vindas e apresentação dos objetivos do segundo dia de webinar (15 min)
Resumo das discussões do dia 01 e apresentação da programação do dia.
- Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
- Glauco Arbix, OIC
09h15-10h15
Desafios à universalização do acesso a novas tecnologias e à sustentabilidade de novos modelos de serviço (60 min)
Abordar os desafios para a incorporação de novas tecnologias de forma sustentável nos serviços de saúde e educação, tanto pelas instituições quanto por pacientes, cuidadores, alunos e familiares, e como lidar com a segurança de dados, acessibilidade/desenho universal das plataformas (web e aplicativos) e dispositivos, limitações ao acesso a conexões de internet e dispositivos adequados. Além disso, examinar as novas habilidades e competências necessárias para a prestação desses serviços de saúde e educação, como preparar a força de trabalho atual e aquela que está em formação, e quais as reformas necessárias para que os sistemas de saúde e educação atuais sejam capazes de oferecer o suporte adequado para o seu funcionamento.
Painel:
- “A contribuição da Inteligência Artificial na pandemia”, Glauco Arbix, OIC
- “Problemas de privacidade de dados no uso de brinquedos inteligentes e robôs sociais conectados à internet e na nuvem”, Marcelo Fantinato, NP-NAP
- “Reflexões sobre os pontos críticos da incorporação de novas tecnologias e fomento ao empreendedorismo inovador”, Fábio Pacheco, Instituto de Reabilitação Lucy Montoro
- “Desenvolvimento acelerado de respostas tecnológicas: o que 2020 nos ensinou”, Luiz Henrique Catalani, InovaUSP
10h15-10h45
Discussões sobre uma nova agenda de pesquisa (30 min)
Apresentação de um resumo dos temas abordados e discussões abertas com foco na agenda multidisciplinar de pesquisa emergente.
- Moderação: Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
10h45-11h00
Encerramento do webinar (15 min)
Conclusão das atividades do webinar.
- Linamara Rizzo Battistella, NAP-NEAR
PALESTRANTES
Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Professor Livre-Docente na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Psicólogo e Doutor em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.
Diretor Executivo do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Mentor do Programa “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE” da FAPESP.
Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).
Professora nas disciplinas “Discussão Integrada de Casos I e II” no primeiro e segundo ano da graduação em medicina da FMUSP.
Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA-HCFMUSP).
Coordenador do departamento de Fisioterapia e do Centro de Estudos em Saúde Mental do Hospital Psiquiátrico Itupeva.
Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Química (1979) e doutorado em Química Orgânica pela USP (1984).
Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
Professora-pesquisadora associada da USP, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação.
Professor Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, Coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP).
QUEM SOMOS
NÚCLEOS DE APOIO À PESQUISA RESPONSÁVEIS PELA REALIZAÇÃO DO WEBINAR:
Nome do NAP | Coordenador |
Núcleo de Estudos Avançados em Reabilitação (NEAR) |
Linamara Rizzo Battistella |
Centro de Robótica de São Carlos (CRob) |
Denis Fernando Wolf |
Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP) |
Ulisses Ferreira de Araújo |
Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) |
Glauco Antonio Truzzi Arbix |
Dedicado aos modelos de serviço e às tecnologias da saúde em geral e da reabilitação em particular, o NEAR tem se envolvido ativamente no fomento à inovação no âmbito da Universidade de São Paulo e do Hospital das Clínicas da FMUSP.
As parcerias anteriores com o CRob em temas como a reabilitação robótica valem-se do conhecimento reunido, das técnicas geradas e dos dispositivos criados pelo grupo em São Carlos com base no aprendizado de robôs, na manipulação robótica e nos sistemas inteligentes.
Como comprovado pelos resultados de seus projetos, o OIC tem como objetivo monitorar as formas como o conhecimento desenvolvido pela academia e pelos centros de pesquisa se converte em políticas públicas e estratégias de incentivo à inovação. Seu engajamento oferece o suporte necessário para que as inovações geradas contribuam para a melhoria da competitividade de forma sustentável.
Por sua vez, o NP-NAP oferece uma abordagem colaborativa e cooperativa para a construção de novos saberes multidisciplinares, buscando novas linguagens e diferentes tecnologias como eixos de sustentação de suas ações para a criação de ambientes educativos inovadores.
Nesse sentido, a intersecção entre as áreas de atuação e linhas de pesquisa desses grupos jaz no fomento à inovação de forma sustentável e comprometida com os resultados obtidos pela sociedade, esforçando-se por traduzir o conhecimento gerado em ganhos sociais de relevância.
Acesse os Arquivos Pós-evento
Confira os vídeos do evento - íntegra e palestras individuais
– Para download do aplicativo COMVC, apresentado pelo Dr. Daniel Fatori, acesse os links abaixo:
Link para download para Android: bit.ly/37Ie6P4
Link para download para iOS: apple.co/2UX32rY
– Para conhecer mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na formação de pessoal, acesse abaixo outras apresentações do Prof. Ulisses Araújo:
Parte 01: https://youtu.be/Y1ChTj-tqn8
Parte 02: https://youtu.be/ACoa8JOiHKo
Parte 03: https://youtu.be/CEsxCR08nsQ
– Para explorar o Laboratório de Biomecatrônica da Poli-USP, onde atua o Prof. Arturo Forner Cordero, acesse o site http://www.biomecatronica.
– Para assistir a outros vídeos sobre o trabalho apresentado pelo Prof. Adriano Siqueira, acesse as reportagens abaixo:
“Cientistas brasileiros criam um equipamento que pode ajudar a pessoas que tiveram AVC” (Jornal Nacional, TV Globo): https://globoplay.globo.com/v/
“Exoesqueleto: robô ajuda paciente depois do AVC” (SPRecord, TV Record): https://recordtv.r7.com/
“Exoesqueleto robótico: Pesquisadores da EESC-USP desenvolveram um exoesqueleto robótico para reabilitar pessoas que sofreram AVC” (Agência FAPESP): https://agencia.fapesp.br/
– Em sua apresentação, o Prof. Luiz Henrique Catalani aborda as oportunidades do estado de emergência inspirado pelo texto de Johnson e Murray (https://sloanreview.mit.edu/
Um segundo aspecto analisado foi a da gestão das respostas rápidas. Este ponto foi inspirado em artigo de Janssen e Van der Voort (https://doi.org/10.1016/j.
O terceiro e último aspecto levantado foi relativo às inovações frugais (https://www.nature.com/
– Descubra mais sobre a necessidade crescente por serviços de reabilitação a partir dos estudos mais recentes baseados na Carga Global de Doenças, mencionados pela Profa. Linamara Battistella:
“Global burden of 369 diseases and injuries in 2014 countries and territories, 1990-2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019”: https://doi.org/10.1016/S0140-
“Global estimates of the need for rehabilitation based on the Global Burden of Disease study 2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019”: https://doi.org/10.1016/S0140-
– A pandemia de COVID-19 revelou que a verdadeira linha de frente dos cuidados de saúde está em casa. Para explorar essa necessidade urgente de aprender com a pandemia e reformular a interação entre saúde, sociedade e tecnologia, acesse:
“The Digital and Assistive Technologies for Ageing iniative: learning from the GATE initiative”: https://doi.org/10.1016/S2666-